Despedimo-nos de Almeida para rumar até
Castelo Bom, pelas 16h30.
Mais uma agradável surpresa, uma Aldeia que não entra oficialmente no roteiro das Aldeias Históricas mas que merece sem dúvida a visita!
Um local cheio de charme e de essência tradicional, que bom percorrer as ruelas e subir até ao Miradouro com vistas fantásticas! Janelas tradicionais decoradas com cortinas de renda, vasos coloridos nos parapeitos, muito linda! Adorei a casa encostada ao grande Penedo, ali junto do Miradouro.
A multi cache
Castelo Bom deu-nos estupidamente que fazer no primeiro ponto...a hint diz tudo e mesmo assim passamos pelo GZ uma dúzia de vezes sem descobrir a micro.
Já prestes a declarar o DNF, resolvi investigar mais um vez e uffff...acabou por aparecer! Nem sei como nos escapou antes!
O ponto final está muito bem escolhido

Adeus Castelo Bom, Olá
Castelo Mendo!
Mais uma agradável surpresa, um pequeno burgo delicioso mas sobretudo a velha Igreja do cimo do monte, majestosa, a convidar a uma visita demorada!
Outra cache que nos deu algum trabalho (meras invenções com o complicómetro ligado ao máximo)...
Historical Villages Castelo Mendo, imperdível.

E a fechar o dia, não pudemos deixar de fazer uma visita a
Jarmelo, onde está escondida a
Lusitani Beira Interior Norte.
Mais um passeio fantástico já rente ao final da tarde, num local isolado, com vistas deliciosas e um pequeno núcleo histórico digno de visita!

Saímos de Jarmelo em direcção à Guarda, e em 45 minutos pela via rápida, estávamos de volta a Mêda, pelas 20h30!
Dia 3: Mêda e Linhares da Beira
Depois de arrumar a tenda e despedir-nos do Parque de Campismo de Mêda, iniciamos o dia com uma visita ao núcleo Histórico de
Mêda e à famosa Torre do Relógio. A vila é muito simpática e a subida até à Torre, com a bonita luz da manhã, foi um óptimo momento!
A
Torre do Relógio - Mêda é mais uma grande cache com a inconfundível assinatura do Eterlusitano!

Seguimos caminho em direcção ao derradeiro objectivo do Roteiro,
Linhares da Beira!
Sem dúvida na minha opinião uma das mais bonitas Aldeias Históricas de Portugal, esta visita fechou com chave de ouro o nosso passeio e deixou-me cheia de nostalgia. Aqui fez-se um pedaço de história e contam-se histórias maravilhosas!
A visita ao Castelo é gratuita, como chegamos cedo tivemos o privilégio de ter as muralhas só para nós, e que cenário lindo!
Vale a pena um pequeno passeio pelas ruelas da aldeia, com casas de pedra e madeira, alpendres rústicos lindíssimos, enfim tudo o que realmente se espera de uma Aldeia tipicamente portuguesa.
Claro que não deixamos escapar a visita às duas caches de Linhares,
Historical Villages Linhares e
O último Alcaide Mor de Portugal

E assim terminou o nosso passeio pelas Aldeias Históricas de Portugal.
Fomos almoçar a Seia e passamos uma tarde fantástica com os nossos amigos Sphinx_n_Sophie, a quem agradeço a calorosa recepção e também a preciosa ajuda do Sérgio para desenharmos este roteiro pela raia.
Espero que gostem da partilha e, para quem também gosta de Aldeias Típicas, que este roteiro possa ser útil no planeamento de uma futura visita.
O passeio é perfeitamente exequível em família e com crianças, exceptuando o GZ de algumas caches, a visita às Aldeias Históricas recomenda-se para miúdos e graúdos de qualquer idade. É impossível não gostar!
Eu tenho a certeza que hei-de voltar!
![Wink [;)]](./images/smilies/icon_smile_wink.gif)