Critérios de Pré Selecção

Para se chegar à lista das 295 caches nomeadas para votação, foram utilizadas três fórmulas que em comum têm basear-se nos diferentes critérios objectivos que podem servir para definir a qualidade de uma cache, a saber:

- Número de Favoritos.
- Classificação GCVote.
- Comprimento Médio dos Logs.
- Número de Fotos.
- Classificação do Terreno.

O que varia em cada fórmula são os pesos relativos de cada um dos factores, ponderados pelo número de Founds. Assim as três Fórmulas distinguem-se sobretudo por:
1ª Valorizar mais o número absoluto de Favoritos
2ª Valorizar mais o rácio entre Founds/Favoritos
3ª Valorizar mais o rácio entre Founds/Favoritos com um peso ligeiro da dificuldade do terreno.

Depois de valorizadas as caches pelas três fórmulas referidas, foram seleccionadas as primeiras 200 por cada critério, restringindo a selecção às caches publicadas até 31/12/2010 e excluindo os Eventos por não estarem sujeitos aos votos de Favoritos dos visitantes.

Depois foram acrescentadas mais 17 caches para se terem pelo menos cinco caches por ano de publicação, distrito e tipo.

O objectivo principal de escolher uma amostra razoavelmente grande por cada uma das fórmulas foi procurar reduzir ao mínimo as hipóteses de ficarem de fora caches de um hipotético top 100.


De referir que as fórmulas, embora em alguns critérios ponderadas de forma bem diferente, não revelaram resultados assim tão diferentes, pois da intersecção de três conjuntos de 200 caches, mais 17 repescadas para preenchimento de quotas, se chegou a um conjunto de apenas 295 caches.