20de Abril,2024

Geopt.org - Portugal Geocaching and Adventure Portal

11 Jun Written by

Faz Hoje… anos a A Paradise Called Gerês

Multi-cache A Paradise Called Gerês by Silvana, no Gerês claro, distrito de Vila Real.

Found it July 13, 2009 by MAntunes

E a maior aventura estava guardada para o dia extra no Gerês.

Apesar da grande caminhada no dia 11, ainda não estava satisfeito. Comecei a procurar caches da Silvana porque queria agradecer-lhe de modo especial a ajuda que me tinha dado com a obtenção da track e da licença do ICNB para percorrer o Gerês sem estar sujeito a uma multa - no Hotel comentaram que as multas são uma realidade e ainda no mês passado 3 pessoas tinham sido multadas em 400€ cada... (é informação que veio ter comigo sem eu a ter procurado).

Então, vi esta cache ...e que bela cache a julgar pela descrição e pela análise do percurso no Ozi!
Ainda estive para vir no dia 12 à tarde mas uma dificuldade de comunicação e o acabar tarde o almoço fizeram-me desistir e ficar no Gerês mais um dia. Excelente decisão. Demorei, desde que saí da Vila do Gerês até que voltei, 9 horas. Demorei, só na parte de caminhada, 5 horas. Mas não se assustem porque eu sou lento. Vejo os passarinhos, as nuvens, os montes, os bois (e eles a mim!). Enfim, desfruto as caches calmamente. Calmamente?! Já se verá mais adiante.

Cheguei ao local proposto para estacionamento pelas 08h20, onde deixei o carro, e comecei a caminhar: troc, troc, troc, troc (botarras)... click, click (fotos), troc, troc (botarras)...

Dois ou três quilómetros adiante tirei o casaco polar. Mais um quilómetro, tirei a polo e fiquei em tronco nú o resto da caminhada. É que eu, quando caminho na montanha sózinho, tenho um problema com a roupa. Depois (agora) fico todo vermelho com umas tiras brancas nos ombros. Verry fashion.

Chegado lá acima, junto do ponto inicial, ia-me dando um chilique; És mesmo mázinha!  Ok, bamos lá!

No ponto inicial, ia tendo outro chilique; a chave não estava lá como era suposto... até que li uma nota deixada que indicava que a cache final estaria aberta... Bom, estivesse ou não, iria até ao fim e se não conseguisse abrir a cache e escrever no logbook, faria 'Note' em vez de 'Found'. Para mim, o que interessa são as aventuras e as caminhadas. Não a contagem de founds.

E que aventura me esperava!

Chegado à zona do ponto final, ia distraído a observar a paisagem e a pequena manada de gado bovino (manada Sul) que por ali estava a pastar - Ia com um olho na paisagem e outro nos bois...

Até que chego a um promontório rochoso e após reparar numas ruínas de casa-abrigo a pedirem para serem fotografadas, reparo que a cache já tinha ficado 280m para trás e à esquerda... Bem, vamos lá tirar as fotos às ruínas e depois vou à cache.

Fotos tiradas, subo novamente ao promontório e tiro mais umas fotos, agora à nova casa-abrigo, um pouco mais a Norte.

Até que começo a ouvir o mugir algo inquientante de um touro ainda jovem mas perto de mais e a aproximar-se cada vez mais. Começo a filmar um filme um bocado tremido e a observar, espantado, que o touro estava mesmo a dirigir-se-me e a olhar para mim. 'Tu queres ver...'

Após alguns segundos de uma primeira filmagem, começo a dizer-lhe que só estou ali pelo 'Found'... mas ele olhava para mim e mugia para os outros que estavam à distância. Parecia que estava a chamá-los...
Depois afastou-se e foi ter com eles. Fiquei mais descansado até que, na segunda filmagem, me apercebi que o touro castanho foi mas é buscar reforços e que agora vinha lá a manada toda (manada Norte), com um touro branco, grande, à frente. Xiça! E eu que ando a controlar o colesterol! Aquilo é carne a mais para mim! Ainda por cima com ossos e tudo! Ála!

Meti a máquina na mochila, às costas (erro....) e fui correndo pela estrada por onde tinha vindo e escondendo-me nos arbustos para controlar a posição da manada Norte e a da manada Sul. Ou seja, eu estava entre duas pequenas manadas de cerca de uma dezena de cabeças de gado cada. Muita carne para mim, realmente!

Mas não era só. Eu queria encontrar a cache e, se a chave estivesse mesmo lá, levá-la para o ponto inicial como é vontade da owner. Então, tinha que atravessar um prado em direcção a Este onde estava um boi grande e a caminhar calmamante para Norte mas a mugir em resposta ao chamamento da manada Norte. Parecia mesmo que estavam a dialogar; "Epah, viste por aí um geocacher em trajes menores?  Esse desgraçado veio para aqui mostrar-se às nossas vacas!...".

O erro de ter guardado a máquina na mochila, é que não filmei a minha travessia do prado, com o touro grande (quer dizer, eu penso que é touro mas não fui lá espreitar....), à minha esquerda e a manada Sul à minha direita. E eu a correr pelas clareira e a esconder-me nos arbustos para verificar a situação.

Até que cheguei ao sopé do monte onde está a cache e comecei a subir a correr. Não é que o gado não vá lá mas ali talvez eu seja um pouco mais rápido do que eles ...enquanto tivesse fôlego. Ou então escondia-me dentro da cache ...se encontrasse a chave.

Bom, é tempo de fazer o terceiro filme e, depois descansar um pouco e procurar a cache. A chave estava mesmo na fechadura... Como combinado com a Silvana (tinha rede e telefonei-lhe) iria devolver a chave ao local onde ela deseja que fique. Loguei, deixei prenda (que pena terem-me acabado os textos de Torga...) e arrumei tudo.

Quando me preparava para ir embora, evitando os prados onde estava a manada Sul, reparo que o touro grande que estava no prado que eu tinha atravessado, vinha lá novamente. Faço o quarto filme.

Pouco depois, vou embora, pela encosta Este do monte onde está a cache, de modo a não ser detectado pelas manadas. Terreno 3,5 mas era melhor assim do que ser 'toureado' por elas.

Regresso ao ponto inicial desta multi-cache, guardo a chave e notifico a Silvana de que tudo está como ela deseja, novamente.

Com tanta aventura, esquecia-me de observar a Natureza? Claro que não. Beleza, sem dúvida. Só fiquei estranho que a Roca Alta fosse aquele 'montinho de pedras' ao pé da cache e não o verdadeiro afloramento granítico que está a Noroeste da zona.

Obrigado pela cache, pela caminhada e, embora não fizesse parte do programa, pela aventura. Mas quem se arrisca sózinho por zonas montanhosas como esta, sujeita-se a ter aventuras destas. E eu estou consciente disso mesmo.

In: Fita porta-chaves
Out: Uma grande aventura cheia de adrenalina!  Tens mais destas?

MAntunes

Login to post comments
Geocaching Authorized Developer

Powered by Geocaching HQ
Geocaching Cache Type Icons © Groundspeak, Inc.
DBA Geocaching HQ.
All rights reserved. Used with permission.