12de Agosto,2020

Geopt.org - Portugal Geocaching and Adventure Portal

11 December 2013 Written by 

Crónica da Final

Decorreu no passado domingo, 8 de Dezembro, em Praia do Ribatejo (Vila Nova da Barquinha), a fase final da Mini-Super Liga Geopt 2013.

À hora do começo do torneio, o termómetro cá fora indicava -1ºC, pelo que era pretexto mais do que válido para fazer os jogadores correrem para aquecer. E foi o que se viu em campo, os jogadores a correrem bastante e a dar tudo por tudo para ganharem os jogos. Para se ter uma ideia do frenesim, nesta fase final, em 9 jogos, foram marcados nada mais, nada menos que 49 golos.

As hostilidades começaram logo no 1º jogo do Grupo 1, com os DNF's a golearem o GeoRibatejo B por 5-2. Cedo se viu o potencial da equipa nortenha que vinha para vingar a desqualificação na edição de 2012. A confirmação veio logo no jogo seguinte, onde bateram a Team Drive-In por 3-0, qualificando-se automaticamente para as meias-finais com o pleno de vitórias e um impressionante goal average de 8-2.

As contas do grupo fecharam-se com um muito equilibrado jogo entre o GeoRibatejo B e a Team Drive-In a disputarem o outro lugar de qualificação disponível. Aos Ribatejanos servia o empate e todos acreditaram que seria possível quando ao intervalo venciam a equipa do Sul por 3-2, mas numa 2ª parte muito aguerrida, a Team Drive-In deu a volta ao resultado e conseguiu a desejada vitória, ainda que pela margem mínima de 4-3.

No grupo 2, que em teoria seria o mais forte, pois incluía os vencedores da Zona Centro, os vencedores da Zona Sul/campeões em título e ainda os vice-campeões nacionais do ano passado, havia enorme expectativa em relação ao comportamento das equipas.

O GeoRibatejo venceu o primeiro jogo frente aos vice-campeões nacionais 20Cachar, dando um importante passo em frente na qualificação. No segundo jogo, os 20Cachar entraram a matar frente à GreenTeam, goleando-a por 5-1 e automaticamente garantiram a passagem às meias finais, deixando a decisão da segunda vaga para o jogo final entre a GreenTeam e o GeoRibatejo. Os campeões nacionais precisavam de vencer por 3-0, mas hoje os deuses não estavam com eles e acabaram por perder por 3-2, abandonando a competição com duas derrotas e esfumando-se a oportunidade de revalidar o título.

A primeira meia-final pôs frente a frente as duas equipas do Norte, os DNF's e os 20Cachar, num jogo muitíssimo bem disputado e equilibrado, que foi levado a melhor pelos DNF's por duas bolas a zero, seguindo assim directamente para a final.

Na outra meia-final, a equipa do Sul, a Team Drive-In superiorizou-se ao GeoRibatejo por 4-2, naquele que provavelmente foi o jogo mais emotivo e equilibrado do torneio. Gorava-se assim a possibilidade de termos uma equipa da Zona Centro na Final.

Chegava assim o tão aguardado momento de todo o torneio, o embate entre os DNF's (Zona Norte) e a Team Drive-In (Zona Sul). Para arbitrar esta final, o árbitro da 1ª Liga de Futebol de Portugal, André Gralha, que simpaticamente se disponibilizou para apitar esta decisão do título.

A Team Drive-In entrou forte e acabou por inaugurar o marcador, mas rapidamente a expectativa se foi gorando, com os DNF's a colocarem em campo toda a sua superioridade, à medida que o resultando se ia dilatando, terminando com um esmagador e concludente 8-1, naquela que foi a final mais desequilibrada de sempre.

Estava assim encontrado o grande campeão de 2013 da Mini Super Liga (geopt-) , os DNF's.


Algumas curiosidades:

Com 7 golos, Gueu dos DNF's foi o melhor marcador da Fase Final, mas o prémio para melhor marcador da liga vai para o Francisco F&S do GeoRibatejo com um total de 15 golos apontados.

Nenhuma zona conseguiu bisar em títulos alcançados:

2011 - Online Team (Zona Centro)
2012 - Green Team (Zona Sul)
2013 - DNF's (Zona Norte)

O mesmo em relação aos vice-campeões:

2011 - Geo Friends Ribatejo (Zona Centro)
2012 - 20Cachar (Zona Norte)
2013 - Drive-In Team (Zona Sul)

Aliás, nenhuma equipa conseguiu ainda estar por duas vezes na final, o que demonstra bem o equilíbrio latente nesta competição. Estão assim criadas as condições para uma edição de 2014 muito competitiva. Quem irá desfazer todo este equilíbrio?

Em jeito de rodapé, um enorme agradecimento à Junta de Freguesia de Praia do Ribatejo e Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha pela disponibilização do pavilhão e de todas as infraestruturas para a realização deste belíssimo evento, ao GeoRibatejo por toda a logística não só no contacto com as entidades locais como também na preparação da 3ª parte que foi a Mega-Churrascada, ao árbitro André Gralha por ter abrilhantado esta final com a sua presença, a todas as equipas que se entregaram de corpo e alma e proporcionaram um espectáculo do mais alto nível e a todos os participantes no Evento, seja como meros espectadores seja como apoiantes e integrantes das claques.

Muito desportivismo e fair-play que nos enchem de orgulho de fazer parte desta enorme família de Geocachers. Para o ano há mais!



Login to post comments
Geocaching Authorized Developer

Powered by Geocaching HQ
Geocaching Cache Type Icons © Groundspeak, Inc.
DBA Geocaching HQ.
All rights reserved. Used with permission.

Newsletter