GeoPT.org - Portugal Geocaching and Adventure Portal

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Passatempo Fev2012 Geocaching Arrow Castelos de Portugal

Castelos de Portugal - Castelo de Penas Róias

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Traditional CacheCASTELO DE PENAS RÓIAS by eterlusitano, na povoação e freguesia de Penas Róias, concelho de Mogadouro, distrito de Bragança, em Portugal.

Colocada : 12/27/2009 (27 Dezembro 2009)

Dificuldade: Stars3
Terreno: Stars3
Tamanho: Regular (Regular)

275px Castelo De Penas Roias   Mogadouro %28Portugal%29

Antigo castelo da Ordem dos Templários na região de Trás os Montes e Alto Douro, integrava, à época da constituição da nacionalidade portuguesa, juntamente com os de Algoso, Mogadouro, Miranda do Douro, Vimioso e Bragança, o chamado núcleo duro do Nordeste transmontano. Hoje compreendido na Área Turístico-Promocional de Montanhas, de seu sítio contempla-se a Igreja Matriz de Santa Maria de Azinhoso e, ao longe, Mogadouro.

 

Castelos de Portugal - Castelo de Outeiro

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação:Rating StarRating StarRating StarRating StarRating Star Blank / 1
FracoBom 

Traditional Cache Castelo de Outeiro by Outeiro, na povoação e Freguesia de Outeiro, Bragança.

Colocada : 03/19/2011 (19 Março 2011)

Dificuldade: Stars2
Terreno: Stars3
Tamanho: Small (Small)

Fortaleza1

O Castelo de Outeiro de Miranda, mais conhecido como Fortaleza do Outeiro, localiza-se na povoação e Freguesia de Outeiro, Concelho e Distrito de Bragança, em Portugal.

Em posição dominante no alto do chamado Monte do Castelo, cerca de um quilômetro a Leste do lugar do Outeiro, a meio caminho entre Bragança e Vimioso, esta fortificação tinha, na Idade Média, a função de vigia da fronteira de Trás-os-Montes com o reino de Leão.

 

Castelos de Portugal - Castelo de Miranda do Douro

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Traditional Cache O castelo vai abaixo #2 by AnaTCS, na freguesia, cidade e concelho de Miranda do Douro, Bragança.

Colocada : 05/04/2008 (04 Maio 2008)

Dificuldade: Stars1 5
Terreno: Stars1
Tamanho: Micro (Micro)

Eea3a47d F0f3 4b57 B4d2 8004ec4cb922

O Castelo de Miranda do Douro, em Trás-os-Montes, localiza-se na freguesia, cidade e concelho de mesmo nome, distrito de Bragança, em Portugal.

Castelo de fronteira ligado aos vizinhos de Algoso, Penas Róias e Mogadouro, assim como ao, mais distante, de Bragança, constituíam, no conjunto, o chamado núcleo duro do Nordeste transmontano. Atualmente inscreve-se na Área Turístico Promocional das Montanhas.

 

 

Castelos de Portugal - Castelo de Freixo de Espada à Cinta

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação:Rating StarRating StarRating StarRating StarRating Star / 2
FracoBom 

Traditional Cache Espada à Cinta de um Freixo  by Silvana, a freguesia e concelho de Freixo de Espada à Cinta, Bragança.

Colocada : 05/24/2011 (24 Maio 2011)

Dificuldade: Stars2 5
Terreno: Stars2
Tamanho: Small (Small)

6213afe4 21b6 40ff A65e 88995d8c6f71

História

Antecedentes

A origem da povoação bem como o seu topónimo são muito antigos, mergulhando no terreno da lenda. De acordo com o erudito quinhentista João de Barros (homónimo do cronista), na sua Geografia de Entre Douro e Minho e Trás-os-Montes, a fundação é atribuída a um fidalgo espanhol, de apelido Feijão, que teria vivido no século X, e em cujas armas constaria um freixo e uma espada. Uma tradição local atribui o topónimo a um guerreiro Visigodo de apelido Espadacinta, que, ali se deitou à sombra de um freixo para descansar, o que passou a identificar o lugar.

 

Castelos de Portugal - Castelo de Bragança

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Traditional Cache Torre da Princesa by Coruja, localiza-se na freguesia de Santa Maria, no centro histórico da cidade, Bragança.

Colocada : 08/28/2008 (28 Agosto 2008)

Dificuldade: Stars1
Terreno: Stars1
Tamanho: Small (Small)

0dcb6aac 771e 4cdf 8a4e E4b7aae05c86

O Castelo de Bragança localiza-se na freguesia de Santa Maria, no centro histórico da cidade, concelho e distrito de Bragança, em Portugal.

Em Trás-os-Montes, no extremo nordeste do país, à margem do rio Fervença, é um dos mais importantes e bem preservados castelos portugueses. Do alto de seus muros avistam-se as serras de Montesinho e de Sanabria (a norte), a de Rebordões (a nordeste) e a de Nogueira (a oeste).

 


Pág. 1 de 4