25de Abril,2024

Geopt.org - Portugal Geocaching and Adventure Portal

23 Nov Written by

Faz Hoje… anos a Abrigo dos Pastores

Traditional Cache Abrigo dos Pastores [Gerês] by Team ActOr, nos Prados da Messe, distrito de Braga.

"Uma cache para aqueles que gostam de um bom desafio. Esta cache foi colocada nos Prados da Messe, pois achamos um dos locais mais bonitos do Parque Natural da Peneda Gerês. Infelizmente (para muitos) não é uma cache de fácil acessibilidade, uma vez que implica uma caminhada bastante longa (no mínimo 7 Km x 2 ehehheheh) e com grandes declíves. Mas acreditem que vale a pena."

Found it Found it Valente Cruz
08/11/2011

Mais uma vez, levantámo-nos bem cedinho, pois o calor do dia ameaçava as nossas intenções e queríamos subir antes que o sol aparecesse em força pelos montes.
Pois bem, às 7 horas, quando começámos a nossa caminhada, já estava o ar bem quentinho.
Deixámos o cachemobil na Portela do Homem e fomos pela Mata de Albergaria até ao ponto referido para a subida pela Encosta da Sabrosa.
Logo no início, o declive acentuado e o cansaço acumulado fizeram alguns estragos, mas, com algumas paragens, resistimos e passámos. A visão dos montes lá em cima, ainda a uma distância considerável, era uma miragem de vontades.
Com algumas paragens pelo meio, conseguimos alcançar uma posição em que a curvas de nível no GPSr começavam finalmente a afastar-se, pelo que foi um incentivo importante para a subida.
Ao chegarmos a uma encruzilhada de trilhos, optámos por não ir aos Prados Coveiros e prosseguimos por um trilho em frente, ganhando assim algum tempo até à Lomba do Burro. De aí até aos Prados da Messe foi um tirinho.
Duas horas após a nossa partida, tínhamos finalmente chegado a este antigo Abrigo de Pastores e fomos de imediato assinar o nosso troféu.
Como estava gente junto ao outro Abrigo, onde tinham pernoitado, fizemos uma abordagem insuspeita. Porém, quando se é geocacher e se vê um outro indivíduo com um aparelho na mão e a tentar seguir para um ponto, é mais ou menos evidente o que se trata. Eram também geocachers.
Ficámos depois algum tempo a descansar e a recuperar energias com um lanche bem merecido, pois o desafio seguinte metia algum respeito.
Muito obrigado pela cache!

Pode ter saído, mas quando aparece uma cache no Gerês, vou sempre à procura de um log do Pache Found it
Found it Found it Pache
05/10/2008

#555

Pernas para que vos quero - 20Kms no Geres com coração e verdes prados by the_Ateam & ed10

Esta era uma das caches que constavam dos nossos objectivos de Geocaching. Porquê? Por ser no Geres, por ser um belo desafio, por ser numa zona tão distante!!!

Depois de cumprir um outro objectivo ali para os lados do Borrageiro, lá percorremos os cerca de 4kms até à cache. Desde lá não nos podemos queixar muito... bastante acessível. Pelo caminho tínhamos o tempo que ia que vinha, com alguma morrinha à mistura! Avistamos um prado verdejante e passamos por um outro (Curral da Pedra) onde um grupo de jovens jogava cartas junto do abrigo... isto é que é qualidade de vida... passamos também junto a um monte com um nome bastante peculiar... Conho!

Os últimos 400m foram feitos sobre rajadas fortíssimas de vento e umas abertas que nos animaram... mas enquanto logavamos a cache novamente ficou o seu encoberto, frio e a morrinha passou a chuvisco! Fica a lembrança do lugar calmo e belo.

Ali ao lado estava uma "cereja" que acabou por morrer na praia, tal era o mau tempo. Dammit! Ficou então uma bela razão para voltar a este prado fantástico.

O regresso não foi feito pelo mesmo sitio. Inicialmente pensamos em seguir o GPS até norte de forma a encontrar-mos o estradão das minas dos Carris, mas seguindo as mariolas acabamos por entrar num trilho (Costa da Sabrosa) que nos levou por uma descida vertiginosa até à estrada nacional entre Portela do Homem e Leonte. Foram 3,5kms de caminho, que poderá ser uma bela alternativa ao caminho proposto. Aqui fica o Waypoint de acesso a esse trilho - N41 47.623 W8 8.075 - preparem-se para uma boa subida ou descida se for no regresso. Um caminho paralelo ao estradão dos Carris que foi feito sob chuva... foi um repetir da nossa aventura de 29 de Setembro, em que fomos "Às Aranhas" debaixo de um temporal!

Quando chegamos à estrada ainda nos faltava 3kms até à casa de guarda de Leonte, onde o nosso cachemobil nos aguardava.
Grande aventura a de hoje... alguns dados aproximados:
Kms Percorridos: 20km
Minimo Altitude: 720
Max Altitude: 1430
Tempo de caminhada: 9h

TFTC

Então? Está na altura de voltar...
Write note Write note clcortez
11/30/2007

Que saudades!

Pouco mais de 2 meses passaram desde que por ali passámos e desde logo ficou a vontade de voltar!

Fiquei com vontade de ali colocar uma cache para partilhar o local com todos os geocachers mas a distância era o maior entrave..felizmente alguém teve a mesma ideia e agora aqui está mais uma razão para lá voltar! Obrigado!

Cláudio Cortez

1 comment

• Comment Link Valente
Cruz 23 November 2011 Valente Cruz

Uma cache espectacular num local fabuloso!
    Grande subida; quase me dava uma caimbra ao reler o(s) log(s) :-)

Login to post comments
Geocaching Authorized Developer

Powered by Geocaching HQ
Geocaching Cache Type Icons © Groundspeak, Inc.
DBA Geocaching HQ.
All rights reserved. Used with permission.