18de Abril,2024

Geopt.org - Portugal Geocaching and Adventure Portal

21 October 2018 Written by  Pedro Silva, Bárbara Sousa, Henrique Bulcão, Luís Serpa, Ricardo Brasil e Susana Silva

Azores Logbook #13

Sejam muito bem-vindos à décima terceira edição da Azores Logbook, a publicação mensal que irá relatar tudo o que se passou em termos de Geocaching, nos Açores, em setembro de 2018.

Neste mês, em que celebramos um ano de existência, abrimos mais uma vez com a rubrica Geo-Atividade, que nos vai falar sobre os desenvolvimentos das ações realizadas pelo Clube de Geocaching da Escola Secundária de Lagoa, clube esse que nos tem brindado com várias iniciativas bastante interessantes, no que a este hobby diz respeito.

Como, em nosso entender, não houve nenhuma cache publicada em setembro que se destacasse das demais, iremos de seguida e como habitualmente, abordar os eventos realizados pelo nosso arquipélago e dar-vos a conhecer através da Summer Fever, quais as caches que mais fizeram subir o termómetro das visitas em cada ilha, nesta época veraneante. Certamente, será uma febre neste caso positiva e que vai mostrar aos nossos leitores alguns números e curiosidades acerca das caches mais requisitadas na nossa região, nesta estação do ano.

Terminaremos a Azores Logbook com todas as caches publicadas em setembro, nos Açores.

Votos de uma excelente leitura.

Bárbara Sousa (BaSousa), Henrique Bulcão (Wessel1985), Luís Serpa (luis serpa), Pedro e Susana Silva (ordep_81) e Ricardo Brasil (Spicozo)

Clube de Geocaching da Escola Secundária de Lagoa

2.ª EDIÇÃO do curso de geocaching - uma ferramenta educativa

Realizou-se, na ESL, entre 3 e 7 de setembro, um novo curso de formação, certificado, para professores do 2.º, 3.º ciclo e secundário sobre Geocaching – Uma ferramenta educativa (2.ª edição). Este curso foi promovido pelo Newrónio, centro de formação da ESL, com a colaboração deste Clube, sendo formador o professor Luis Filipe Machado, coordenador do Clube de Geocaching desta escola. Participaram 19 professores de várias escolas de S. Miguel, de S. Jorge e do Pico. Durante o curso foi realizada uma visita de estudo à cidade de Lagoa, tendo sido visitadas várias caches, de diversos tipos, com importância para este concelho. Os formandos também tiveram a oportunidade de participar num evento oficial de Geocaching.

CLUBE EM AÇÃO!

Vários alunos do clube, bem como alguns geocachers estrangeiros (de férias em S. Miguel), participaram, no passado dia 19 de setembro, num evento CITO (cash in trash out), que se realizou, na orla marítima, junto ao campo de futebol do Operário.

Este evento teve como objetivo principal a limpeza daquela zona. Os participantes neste evento oficial receberam um “souvenir” relativo ao tema.

Os eventos CITO integram-se na proteção do meio ambiente, onde o Geocaching procura ter um papel muito ativo e importante.

Este Clube também participou, a convite da Câmara de Lagoa, no passado dia 22 de setembro, na 6.ª Feira de Ocupação de Tempos Livres, realizada na escola do Fisher.

Este evento, organizado pelo Gabinete de Desporto e Juventude, consistiu na “possibilidade de troca de experiências e conexões entre as entidades do concelho e os seus habitantes, divulgando as oportunidades existentes, mas também promovendo estilos de vida saudáveis e práticas variadas”. Os professores deste Clube, tiveram, assim, a oportunidade de divulgar as atividades educativas que este Clube disponibiliza.

Luis Filipe Machado e Marco Pereira

Neste mês, em que ocorreram 8 eventos no nosso arquipélago, merecem realce os 2 relativos ao Fall CITO Week 2018, que atribuíram aos participantes um souvenir digital alusivo à ocasião.

Assim, no dia 16, os geocachers schindler.team e elsa/carlos uniram esforços e organizaram o CITO Week, September 2018, que juntou no Porto de Santo António, em São Miguel, alguns geocachers locais que, assim, contribuíram para que aquela zona ficasse mais limpa.

No dia 19, o geocacher PALHOCOSMACHADO e o ClubedeGeocachingESL levaram a cabo o CITO - Vamos limpar a orla costeira!, que teve como objetivo dar um outro aspeto a uma parte da costa da cidade de Lagoa.

Lettertrolline

Os restantes 6 eventos aconteceram da seguinte forma:

- No dia 1, o geocacher BootsInTheEarth organizou, em Santa Maria, o evento F5A em S. Maria.

BootsInTheEarth

- No dia 2, ainda em Santa Maria, o geocacher mcassis juntou os amigos em mais um convívio intitulado Café a Sul.

- No dia 5, o geocacher PALHOCOSMACHADO e o ClubedeGeocachingESL, organizavam, no âmbito de mais um Curso de Geocaching, o evento Geocaching - Uma Ferramenta Educativa 3.

- Nos dias 9 e 10, o geocacher polaco Zezol, assinalou a sua passagem pelos Açores com dois eventos ZeZol at the Grand Voyage e ZeZol at the Grand Voyage (foto abaixo), em São Miguel e no Faial, respetivamente.

Zezol

- Por último, no dia 15, tivemos, nas Capelas, o evento Meet & Greet - Sunset at Capelas, organizado pelo geocacher alemão TheFirefighter.

O calor veio e já foi, tendo neste período as caches açorianas sido brindadas com as mais diversas visitas, permitindo que os seus containers pudessem arejar e sentir o agradável aroma açoriano.

Como seria de esperar, esta foi até agora a estação do ano com mais visitas em todas as ilhas, devido à forte afluência de turistas à região, que teimam em marcar no mapa este arquipélago como um dos lugares de eleição a visitar.

O gráfico seguinte ilustra os founds ocorridos durante o Verão, no arquipélago dos Açores.

Assim, começando no topo da tabela, com 148 founds, temos a ilha de São Miguel com a cache GC2A9N6 - Portas da Cidade, situada no coração de Ponta Delgada, que serve de boas-vindas a esta fantástica ilha.

Indo até ao grupo central, encontramos uma paisagem desoladora, que não só nos arrepia, como nos deixa maravilhados. Assim, com 77 founds, temos na ilha do Faial a GC5V2KM - AZGT Farol dos Capelinhos [Açores - Faial].

Em terceiro lugar, com 59 founds na ilha Terceira, vem a GC4V9YP- "Outros Tempos" A Praça Velha.... Um sítio que serve de ponto de passagem obrigatório na cidade de Angra do Heroísmo, com um ambiente sempre convidativo e acolhedor a quem por aqui passa.

Continuando a viajar pelo grupo central, damos por nós no pináculo de Portugal, na ilha do Pico, onde três caches conquistaram o primeiro lugar do pódio. Assim, com 45 founds, encontram-se a GC3KZEY - AZGT Casa da Montanha, a GC3Z5H3 - Baleeiro / Whaler e a GC4R7B4 - AZGT Museu do Vinho.

Mas olhem que não é só nestes dois grupos que estão os tesouros dos Açores. Assim, viajando até ao grupo ocidental, damos um salto até à ilha das Flores, para ver esta cache com 35 founds, num lugar deslumbrante, GC3285K - Cascata do Poço do Bacalhau.

No próximo lugar, encontramos o Algarve dos Açores, ou seja, Santa Maria, com 24 founds na cache GC5D7EW - AZGT Aeroporto Santa Maria LPAZ-Travel Bug Hotel.

Saltando novamente para as ilhas mais a ocidente, verificamos que o Corvo teve uma cache com 23 founds, GC4YD3J - Igreja da Nossa Senhora dos Milagres. Pode ser pequena, mas a sua beleza e o seu povo hospitaleiro são duas das suas imagens de marca.

Logo de seguida está São Jorge, uma ilha com muito para oferecer, onde a cache GC6717M - AZGT Vigia da Baleia [Rosais] destacou-se das demais com 21 founds.

Para terminar, mas nada inferior às outras, temos a ilha Graciosa no grupo central, com 11 founds na cache GC51VHZ - Barro Vermelho, que exibe mais um belo recanto desta pérola.

Bem, o Verão trouxe muito movimento aos Açores, assim os nossos sinceros parabéns a todos os owners que mantêm estes preciosos tesouros, que deliciam os nossos visitantes. Resta-nos despedir por agora até ao fim do Outono, com um tempo já mais agreste, mas acreditamos que não será isso a quebrar a vontade do Geocacher.

Para a execução desta edição da Azores Logbook, contámos com a colaboração dos geocachers BootsInTheEarth, ClubedeGeocachingESL, elsa/carlos, Lettertrolline e Zezol. O nosso obrigado a todos eles.

[GC7X3YM] Meet & Greet - Sunset at Capelas (1/1,5)   Ponta Delgada

Login to post comments
Geocaching Authorized Developer

Powered by Geocaching HQ
Geocaching Cache Type Icons © Groundspeak, Inc.
DBA Geocaching HQ.
All rights reserved. Used with permission.